Papéis e funções:
Afoxé é um cortejo de rua que tradicionalmente sai durante o carnaval de Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Olinda por dissidentes do Afoxé Aradé.Alafim na língua Iorubá significa um titulo de nobreza, como: Senhor do Palácio, ou Rei.Oió é uma região de Benim Próxima a Nigéria . O padrinho da agremiação é o Orixá Xangô.
Antes se falava no Maracatu ,não existia o Afoxé propriamente dito, e o cortejo era chamado de Afoxé de África.Por isso também é conhecido e era chamado por Candomblé de rua,hoje se fala em Afoxé grupo afro-brasileiro folclórico cultural,carnavalesco de origem afro-descendente {Africana} oriundo do Candomblé no Brasil. Apresenta em seu contexto elementos ligados a religiosidade dos Africanos aqui no Brasil.Para estes adeptos é quase uma obrigação levar este axé (energia positiva) para o conhecimento do público e para locais onde desenvolve-se a cultura com ou sem vínculo com a religiosidade.
Histórico: O primeiro Grupo de Afoxé surgiu em 1895 em Salvador, mostrou publicamente aspectos dos ritos do Candomblé.Em 1897, outro grupo saiu as ruas com o Enredo “As cortes de Oxalá”
Em 1922 já estruturado e participando do Carnaval, veio a temática dos Orixás, encontramos então o Afoxé Papai da Folia.
Ainda em 1897 “Clube Pândegas de áfrica” e os africanos com muita alegria dançando, tocando e cantando tomaram conta das ruas e assim externou,os clubes vistosamente se apresentavam,recolhendo aplausos e saudações dos seus adeptos numerosos.
A embaixada Africana e os Pândegos de África, já apreciados do nosso público, porquanto desde uns três anos disputavam-se a palma nessas festas. Depois só voltaram a sair em 1929 e o jornal A Tarde,de 9 de fevereiro daquele ano relata a sua volta:”Abrira o préstito uma grande filarmônica trajada a caráter exercitando seus clarins e fanfarras as mais típicas marchas Africanas.
Outros grupos de afoxé, como Otum Oba de África,Congo de África mantiveram a força dos costumes lúdicos negro-africanos na Bahia.
No Rio de Janeiro, aos 12 de agosto de 1951 é instalado o afoxé filhos de Gandhi/RJ.Esta agremiação está baseada na vivencia dos seus fundadores em outros grupos de afoxés. Pândegos de África. Otum Obá de África Papai da Folia,Congo de África e o próprio Filhos de Gandhi de Salvador deram os subsídios e os fundamentos do grupo carioca,que representa no carnaval do Rio de Janeiro as mais significativas lembranças dos costumes afro-baianos.
Afoxé Olodumaré
Afoxé no Ceará ligado aos Maracatu Reis de Paus e ao terreiro de Candomblé Nosso Sr. Do Bomfim, ritos Gêge e Nagô.
Filhos de Gandhi, Salvador e Rio de Janeiro:Há diferenças acentuadas observadas nesses dois grupos de Afoxé.Cada um passou assumir uma personalidade própria apesar dos fortes elos que unem ambos Afoxés.
O de Salvador, o patrono é Xangô por isso dança com uma frigideira em chamas apoiada na cabeça ao toque de Alujá.Foi fundado em 1949.
O Gandhi do Rio, o Gexá é ouvido.Cantam para os Orixás. Desfile é no sábado.Foi fundado em 1951
Um outro afoxé surge á 30 anos em São Paulo fundado pelo Ogan Gilberto de esú e Yiá Wanda e amigos ligados a família,é o afoxé Omo Coroa de Dada Casa Verde São Paulo,e no carnaval de 1977 fez sua 1a.pequena apresentação no carnaval nas ruas do bairro, hoje faz a abertura oficial do carnaval paulista há 26 anos no Sambódromo.
È também o padrinho do nosso afoxé Niza Nganga Njungo,assim como é padrinho de muitos outros,pois um afoxé é reconhecido quando é batizado por outro mais velho.
O nosso é o único batizado aqui na cidade e região, assim como foi reconhecido Pelo Presidente e demais componentes do Gandhi do Rio de Janeiro, aqui em juiz de Fora nos
sentimos orgulhosos por isso.
O Instrumento Afoxé constitui de uma cabaça {fruto vegetal} coberta por rede contendo sementes ou contas .Os instrumentos mais antigos eram feitos com redes de algodão,contendo búzios nos encontros do traçado.O afoxé passou por modificações, quanto a forma do instrumento e maneira de percutir,Tradicionalmente o afoxé é percutido agitando o que fricciona no corpo da cabaça,assim produzindo os ritimos.Com advendo do cabo preso na cabaça,a fricção passou a ser realizada na palma da mão do instrumentista.
O nosso Afoxé Niza, fundado dia 06 de agosto de 2005 embora desde 1985 já existia a vontade de formar este grupo, só foi batizado em 27/08/06.O patrono é Sr. Tibiriri (Esú).Nossas cores são branco, vermelho e preto
Fundação: minha idéia apoiada por minha esposa, atual presidente, convidados Ivan Barbosa e Thaís Oliveira.Somos os reais fundadores desta associação , contando com a diretoria após ser formada com conselho fiscal.
Inauguramos a sede dia 10/12/06 na Rua Elvira Gouveia Gonelli, nº180- Alto Jardim de Alá às 15 horas.
HISTÓRICO DE TEMA (ESÙ)
Por que Esù?
Porque é o Patrono do Afoxé.
Por ser o senhor dos caminhos, aquele que abre caminhos e nos facilita chegar ao nosso destino.
Porque Esù foi o primeiro escolhido para ir a rua quando foi Fundado ou criado o primeiro Afoxé no Brasil em 1895.
Porque ele Esù está nos caminhos do ano na regência de 2007, juntos com outros.
Porque sem ele, entendemos haver dificuldades para caminharmos.Assim como sabemos que Esù não é nada daquilo que muitos falam, nem que é o diabo, tão pouco o maldoso destruidor como tantos escreveram.Para nós, se soubermos lidar com ele, Esú torna-se um grande amigo e defensor.
Instrumentos musicais: Afoxé- muitos acreditam que o nome do cortejo tenha vindo do instrumento afoxé, também chamado cabaça,ágüe,go ou runso, Este instrumento tornou-se básico no conjunto de percussão junto com os ilús.O afoxé não possui uso restrito nos cortejos,aparece nos sambas de roda,capoeira,candomblés gexá e de caboclo com outras manifestações.
A música dos afoxés
Fundamentada nos preceitos dos rituais gexá,a música dos afoxés possui característica peculiares dos ritos que a constitui e da própria manifestação,que re-elaborou alguns aspectos das musicas dos terreiros.
Podemos estudar a música dos afoxés a partir dos instrumentos musicais e da música vocal
Quando eu subo a ladeira
Eu caio eu subo.
Venha que a festa é sua
Niza Nganga Njungo
A vinda do povo na rua
COREOGRAFIAS
Basicamente as coreografias realizadas nos afoxés são as mesmas desenvolvidas nos terreiros de Candomblés Gexá. Não existe coreografia complexas,ao contrário são tradicionais.
ROUPAS E ENDUMENTÁRIAS ,ESCLARECIMENTOS A CRITÉRIO DO PALESTRANTE.
Organização: podemos focalizar a organização do afoxé a partir de dois grandes planos.No primeiro, temos a sócio-religiosa que estuda o gruo.No segundo,referente a formações do cortejos evidenciando os aspectos hierárquicos e por conseguinte a disposição dos figurantes dentro do préstito.
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