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domingo, 17 de outubro de 2010

CANTIGAS DE ABERTURA - CANTIGAS DE APRESENTAÇÃO HINOS

CANTIGAS DE ABERTURA

Abra as senzalas de África , Auê
O grupo Niza Chegou.... 2X
O grupo Niza com atabaque e agogô
Trazendo axé do meu Pai Xangô 2X
Ê Lala ê...
Ê Lalalala êêê 
Odé Mauechê
Ê Lalalala êêê 
Odé Mauechê
..........................................................
Niza Nnganga Aê
Niza Nganga
Ô Abram alas Niza Nganga vai passar

Vim do quilombo
Sou quilombola
Niza Nganga Afoxé de Juiz de Fora 2x

E e e
E e a a
Ô abram alas Niza Nganga vai passar
E e e
E e a a
Como é lindo nosso toque de Ijexá
Tenho meu nome não preciso nem falar
Niza Nganga Afoxé desse lugar
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 Êô...Êô, Êô...
 Êô...Êô, Êô...
Abram alas minha gente Niza Nganga chegou 2x
(Êô, Êô...)
Chegou para louvar
Chegou, chegou
Na marcação de Ijexá
Chegou, Chegou
(Êô, Êô...)
..........................................................
O grupo Niza, está no ritmo ijexá
Pra sacudir o seu axé
Levantando o seu astral...2x
Ê grupo niza – Hey!
Ê grupo niza – Hey!
Ê grupo niza, alegrando o carnaval...
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Afoxé loni
Ê ê loni
Afoxé lorio
Ojô malaixê
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Ê Afoxé olô odô erará
E Afoxé olô odô erará
O grande Caçador
Oxossi é.. Oxossi é o Okê
Coroa no Zambi elô,
Coroa no Zambi êla êla
Coroa no Zambi elo
Essa passarela hoje é a sua mata
Com seu arco e sua flecha reflete
A Paz e o Amor

Vamos dançar meu povo
Isso é muito natural
É dia de alegria, é o nosso carnaval! 2x
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Da mama África veio um grande axé, daí nasceu
Nasceu, nasceu
Niza nganga njungo o nosso bloco de afoxé
Ê Mama África Ô Ô Ô Ô
Ê Mama África Ô Ô Ô Ô
Ela é a força, Senhora do caçador

Vamos caçar e dançar,
com Odé no Afoxé
Somos todos guerreiros
Ele é a força do axé 2x
Ê Lala ê...
Ê Lalalala êêê 
Maô che che Odé
Ê Lalalala êêê 
Odé Bauorô
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Venha que a Festa é sua
Niza Nganga Njungo
A vinda do povo na rua
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Afoxé iê, Afoxé iê 2x
Mostrando com cultura
A tradição popular
Afoxé iê, Afoxé iê 2x
Saudando a FUNALFA
A liga das escolas ( a nossa cidade)
Nosso povo dançando em ritmo Ijexá
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 Venha meu povo, venha dançar
Com o nosso afoxé na cultura popular
Saudando as escolas para o povo sambar
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Inan, Inan Omixorodô
Niza Nnganga traz paz e amor 2x

Eu vim de longe pra lhe visitar
Cantando paz, no toque de Igexá
Como é lindo ver

CANTIGAS – ORIXÁS

Exu

1- Exu lonã, Exu lonã
    Moxirê loque Elebára
    Elebara mirêrê
    Elebara que aô.

2- Exu Anã, Exu Anã
    Moxirê lodê Elebára
    Bara miree
    Elebara deuá ô.

3- Exu odara mirolé
    Exu odara mirolé.

4- Exu caiá, caiá merê
    Exu é um Bará unló
    Exu caiá, caiá merê
    Exu é um Bara unló.

Exu Tauamiloré, Exu Tauamiloré (Bis)


Ê gigi Kaum, exu ê alakaumkó
Ê gigi Kaum, gegé ê alakaumkó{Bis}
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Ogun

Ogum Obe coia-coia
Ogum Obe coia-coia
Injou,injou filemanha
Ogum Obe coia-coia

   Ogun odê
   Apassai togun loiá.

   Ogun odê
    É ma face ê
    Logum oiá
    Ogun odê.
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Oxóssi

    Ê ala la la ê ê ê
    ó maô chê chê Odé
    Ala la la ê ê ê
    Odé baorouou.

    Ê Odé bailachê
    Nhen, nhen, nhen, bailachê.

Logun Edé

    Logun a cofareô
    a cofareó lerun ô ô
    Ê a cofa ê ê Logun
    Ê a cofa
    Ê a cofa
    Ê a cofa
    Ê a cofa e
    A cofareô
    Ê a cofá lerum ô

    Eu acofara, Acofara é um ou
    Xereacofa
    Inzo,inzo logun ou
    Xereacofa

    Aê abainxá
    Logun ê ê a
    Aê abainxá
    Logun ê ê ê ê
    Aê abainxá
    Logun ê ê á.

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Ossãe

    Aore cutum Ossanha
    Aore cutum lorio
    Aore cutum Ossanha
    Aore cutum lorio.

    Aguê moina palandá
    Águê moina palandá ô
    Águê moina palandá
...................................................................

Xangô

    Ala ô Obá xirê ô
    Obá xirê ô
    Obá xirê ô
    Ala ô Obá xirê ô.

Oba ê ecokê
Oba um lale ô
...................................................................

Iansã

    É Loiá, Obá xirê
    Oiá sarelojá é loiá ô
    É Loiá, Obá xirê
    Oiá sareleja é Loiá.

Oxum

    Ereum malé
    É alocu mabó
    Etaú echê.

    Iê, iê, iê, iê, iê xorodô
    Iê, iê, Mauá xorô má
    Ifé, ifé xorodô
    Iê, iê, iê, iê, iê xorodô.




CANTIGAS DE APRESENTAÇÃO
HINOS

Niza Nganga Njungo
É um afoxé
Vindo pra avenida
trazendo seu axé
Vem do Ipiranga nascido no YAFUA
Criado por Axexeré da raiz do Candomblé, então..

Venha meu povo,
Venha dançar, com o nosso afoxé
Na cultura popular 2x

Emi bara Oni
Temis qui papa
Adidê axé

Afoxé iê, afoxé iê
Afoxé iê, afoxé iê 2x

Venha que a festa é sua
Niza Nganga Njungo
A vinda do Povo na rua2x
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Ô Ô Ô Ogum (bis)
Em uma guerra
Nos campos distantes...
Ogum foi o vencedor
Veio proteger o Afoxé Niza Nganga Njungo,
Foi Oxalá quem mandou Ogum

Ô Ô Ô Ogum (Bis)
Com o seu cavalo forte

Ele vem Cavalgar

abrindo a avenida
Pro grupo Niza passar,
Com alegria, e muito amor
Ele é Ogum,
Ogum vencedor!
Ogun pá lele pá
Ogun ô ojarê
Ogun pà lelê pà
Ogun o ojareô.
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Desceu o morro veio pra avenida dançar, no ritmo dos xequerês
Tocando em ijexá
Oke okê, Okê Oxossi
Oke okê, Okê arô
Niza Nganga Njungo hoje vem saudar 
Niza Nganga Passar
No toque do Agogô, na marcação de Ijexá 2x
Ijexá, Moribauabá
Ijexá, Moribauaxé
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No ritmo Ijexá quem manda é o agogô
Todos cantam e dançam Paz e amor
Moriô....
Ê moriô, Moribao
Ê moriô, Moribao...
..........................................................

Ajaiô eu peço paz, Ajaiô eu quero amor
Ajaiô Filhos de Gandhi (Juiz de Fora
Ajaiô Cristo Redentor 2x
Sou Gandhi, sou Grande guerreiro
Sou do RJ, Prego a paz e o amor
Meu canto recoa na cidade
Trazendo total liberdade
Sem preconceito de cor
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O Gandhi saiu na rua
Abafou
O Gandhi saiu na rua
Tocando seu agogô
..........................................................
Aonde vai papai Ojô
Vou depressa por aí
Vou fazer minha folia
Com os filhos de Gandhi
A nossa turma é alinhada
Sai do meu bloco
Pra fazer a patuscada
É mori, moriô, babá
Babá, ô, kiloxê, jocô
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Meu bem eu vou
Vem você também meu querubim
Vamos fazer a nossa romaria
Lá no adro do Bonfim

É terça feira é carnaval
Que belo dia
Filhos de Gandhi faz sua romaria
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Mas no subir de ladeira
Eu caio, Eu subo
No subir da ladeira
Eu caio, Eu derrubo.


CANTIGAS DE DESPEDIDA

Oxalá
    Odurê Odurê
    Ailalá é mamanjô de Oxaguian
    É mamanjô de Oxaguian
    É mamanjô de Oxalufan.

    Arauê babá um jejé
    Babá moriô.

    Babá epê
    Epejá, epejá lodô
    Babá epê.
   
Idá baio mim
Olorum idá quilofé
Idá baio mim
Olorum idá quilofé ô.
(Olorum é Deus, e quilofé é o pedido de abênção)

Gexá morô Bogum
Gexá ê Bogum
Gexá morô Bogum
Gexá é Bogum ô.



    Ofila la ê ê ô
     Leleluá
     Baba la ê ô
     Leleluá

No centro de Juiz de Fora
Vou dançar meu Afoxé
De longe eu vejo o Cristo
E me benzo com muita fé
.......................................................
Que Oxalá nos abençoe
Traga a todos muito axé
Isso é o que deseja
Nosso bloco de afoxé
Atabaques, maracás e agogôs
Os instrumentos do Afoxè
Que aqui se apresentou
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O grupo Niza na Avenida ( outro lugar
Aqui está na batida do agogô
Está dançando em Ijexá.
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Ô Rosi vamos embora
Que o trem já apitou
Todo mundo está o olhando
o bater do agôgô

AFOXÉ – Sinopse

Papéis e funções:
Afoxé é um cortejo de rua que tradicionalmente sai durante o carnaval de Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Olinda por dissidentes do Afoxé Aradé.Alafim na língua Iorubá significa um titulo de nobreza, como: Senhor do  Palácio, ou Rei.Oió é uma região de Benim Próxima a Nigéria . O padrinho da agremiação é o Orixá Xangô.

Antes se falava no Maracatu ,não existia o Afoxé propriamente dito, e o cortejo era chamado de Afoxé de África.Por isso também é conhecido e era chamado por Candomblé de rua,hoje se fala em Afoxé grupo afro-brasileiro folclórico cultural,carnavalesco de origem afro-descendente {Africana} oriundo do  Candomblé no Brasil. Apresenta em seu contexto elementos ligados a religiosidade dos Africanos aqui no Brasil.Para estes adeptos é quase uma obrigação levar este axé (energia positiva) para o conhecimento do público e para locais onde desenvolve-se a cultura com ou sem vínculo com a religiosidade.

Histórico: O primeiro Grupo de Afoxé surgiu em 1895 em Salvador, mostrou publicamente aspectos dos ritos do Candomblé.Em 1897, outro grupo saiu as ruas com o Enredo “As cortes de Oxalá”

Em 1922 já estruturado e participando do Carnaval, veio a temática dos Orixás, encontramos então o Afoxé Papai da Folia.
Ainda em 1897 “Clube Pândegas de áfrica” e os africanos com muita alegria dançando, tocando e cantando tomaram conta das ruas e assim externou,os clubes vistosamente se apresentavam,recolhendo aplausos e saudações dos seus adeptos numerosos.
A embaixada Africana e os Pândegos de África, já apreciados do nosso público, porquanto desde uns três anos disputavam-se a palma nessas festas. Depois só voltaram a sair em 1929 e o jornal A Tarde,de 9 de fevereiro daquele ano relata a sua volta:”Abrira o préstito uma grande filarmônica trajada a caráter exercitando seus clarins e fanfarras as mais típicas marchas Africanas.
Outros grupos de afoxé, como Otum Oba de África,Congo de África mantiveram a força dos costumes lúdicos   negro-africanos na Bahia.

No Rio de Janeiro, aos  12 de agosto de 1951 é instalado o afoxé filhos de Gandhi/RJ.Esta agremiação está baseada na vivencia dos seus fundadores em outros grupos de afoxés. Pândegos de África. Otum Obá de África  Papai da Folia,Congo de África e o próprio Filhos de Gandhi de Salvador deram os subsídios e os fundamentos do grupo carioca,que representa  no carnaval do Rio de Janeiro as mais significativas lembranças dos costumes afro-baianos.






Afoxé Olodumaré


Surgiu no interior do Terreiro Nosso Sr. Do Bonfim,.verdadeira Sede do Afoxé.Saiu no domingo, segunda e terça-feira.Segunda-feira dia consagrado a Exu.Ele é o patrono deste Afoxé.

Afoxé no Ceará ligado aos Maracatu Reis de Paus e ao terreiro de Candomblé Nosso Sr. Do Bomfim, ritos Gêge e Nagô.

Filhos de Gandhi, Salvador e Rio de Janeiro:Há diferenças acentuadas observadas nesses dois grupos de Afoxé.Cada um passou assumir uma personalidade própria apesar dos fortes elos que unem ambos Afoxés.
O de Salvador, o patrono é Xangô por isso dança com uma frigideira em chamas apoiada na cabeça ao toque de Alujá.Foi fundado em 1949.
O Gandhi do Rio, o Gexá  é ouvido.Cantam para os Orixás. Desfile é no sábado.Foi fundado em 1951

Um outro afoxé  surge  á 30 anos em São Paulo fundado pelo Ogan Gilberto de esú e Yiá Wanda e amigos ligados a família,é o afoxé Omo Coroa de Dada Casa Verde São Paulo,e no carnaval de 1977 fez sua 1a.pequena apresentação no carnaval nas ruas do bairro, hoje faz a abertura oficial do carnaval paulista há 26 anos no Sambódromo.
È também o padrinho do nosso afoxé Niza Nganga Njungo,assim como é padrinho de muitos outros,pois um afoxé é reconhecido quando é batizado por outro mais velho.
O nosso é o único batizado aqui na cidade e região, assim como foi reconhecido Pelo Presidente e demais componentes do Gandhi do Rio de Janeiro, aqui em juiz de Fora nos
sentimos orgulhosos por isso.

O Instrumento Afoxé constitui de uma cabaça {fruto vegetal} coberta por rede contendo sementes ou contas .Os instrumentos mais antigos eram feitos com redes de algodão,contendo búzios nos encontros do traçado.O afoxé passou por modificações, quanto a forma do instrumento e maneira de percutir,Tradicionalmente o afoxé é percutido agitando o que fricciona no corpo da cabaça,assim produzindo os ritimos.Com advendo do cabo  preso na cabaça,a fricção passou a ser realizada na palma da mão do instrumentista.

O nosso Afoxé Niza, fundado dia 06 de agosto de 2005 embora desde 1985 já existia a vontade de formar este grupo, só foi batizado em 27/08/06.O patrono é Sr. Tibiriri (Esú).Nossas cores são branco, vermelho e preto

Fundação: minha idéia apoiada por minha esposa, atual presidente, convidados Ivan Barbosa e Thaís Oliveira.Somos os reais fundadores desta associação , contando com a diretoria após ser formada com conselho fiscal.
Inauguramos a sede dia 10/12/06 na Rua Elvira Gouveia Gonelli, nº180- Alto Jardim de Alá às 15 horas.

HISTÓRICO DE TEMA (ESÙ)

Por que Esù?
Porque é o Patrono do Afoxé.
Por ser o senhor dos caminhos, aquele que abre caminhos e nos facilita chegar ao nosso destino.
Porque Esù  foi o primeiro escolhido para ir a rua quando foi Fundado ou criado o primeiro Afoxé no Brasil em 1895.
Porque ele Esù está nos caminhos do ano na regência de 2007, juntos com outros.
Porque sem ele, entendemos haver  dificuldades para caminharmos.
Assim como sabemos que Esù não é nada daquilo que muitos falam, nem que é o diabo, tão pouco o maldoso destruidor como tantos escreveram.Para nós, se soubermos lidar com ele, Esú torna-se um grande amigo e defensor.

Instrumentos musicais: Afoxé- muitos acreditam que o nome do cortejo tenha vindo do instrumento afoxé, também chamado cabaça,ágüe,go ou runso, Este instrumento tornou-se básico no conjunto de percussão junto com os ilús.O afoxé não possui uso restrito nos cortejos,aparece nos sambas de roda,capoeira,candomblés gexá e de caboclo com outras manifestações.

A música dos afoxés
Fundamentada nos preceitos dos rituais gexá,a música dos afoxés possui característica peculiares dos ritos que a constitui e da própria manifestação,que re-elaborou alguns aspectos das musicas dos terreiros.
Podemos estudar a música dos afoxés a partir dos instrumentos musicais e da música vocal

Quando eu subo a ladeira
Eu caio eu subo.

Venha que a festa é sua
Niza Nganga Njungo
A vinda do povo na rua

COREOGRAFIAS

Basicamente as coreografias realizadas nos afoxés são as mesmas desenvolvidas nos terreiros de Candomblés Gexá. Não existe coreografia complexas,ao contrário são tradicionais.

ROUPAS  E ENDUMENTÁRIAS ,ESCLARECIMENTOS A CRITÉRIO  DO PALESTRANTE.

Organização: podemos focalizar a organização do afoxé a partir de dois grandes planos.No primeiro, temos a sócio-religiosa que estuda o gruo.No segundo,referente a formações do cortejos evidenciando os aspectos hierárquicos e por conseguinte a disposição dos figurantes dentro do préstito.

Do escritor Raul Giovanni Lody, e foi quem melhor escreveu a história dos afoxés.